segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Desenvolvimento Local





O conceito de Desenvolvimento Local Sustentável surgiu como um novo paradigma de desenvolvimento que começou a amadurecer a partir da década de 70 e consolida-se e oficializa-se como proposta dominante depois da ECO 92.  Propõe a revisão do modelo economicista e fundamenta-se na descentralização das decisões e no estímulo à participação dos atores sociais na definição dos rumos econômico e social do território ao qual pertencem.

A indução do desenvolvimento local é uma estratégia de antecipação da mudança e instalação de processos de reestruturação econômica e social. É uma política feita  para o âmbito local. Baseia-se em novas formas organizativas substancialmente diferentes das políticas de desenvolvimento tradicionais. São políticas que deveriam ser, essencialmente, políticas públicas.

Ressalta-se que local não é sinônimo de pequeno, ou micro, mas de uma delimitação territorial que possua homogeneidade em sua dinâmica econômica e social, atual ou futura. Assim, o local pode ser um município ou uma região, independentemente das definições oficiais de Região.

É um processo de desenvolvimento endógeno, ou seja, enfatiza a mobilização de recursos latentes na região, privilegia o esforço de dentro para fora, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável. Promove uma mudança gradativa de mentalidade e a descentralização do poder e da gestão de projetos por meio do estímulo à organização social, com o propósito de racionalizar os recursos públicos, favorecer a desconcentração de renda e adaptar os projetos às condições e necessidades do local.

É um processo que tem como princípio o compartilhamento de recursos e de benefícios sócio-econômicos, políticos ou ambientais, daí a necessidade de articular parcerias entre instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, órgãos de classe, entidades comerciais e religiosas. Parceria significa a convergência orientada de interesses de diferentes atores sociais para objetivos comuns.

Deve ser um processo permanente de produção e elevação do conhecimento da sociedade local, instrumento capaz de alavancar e provocar as iniciativas e competências locais, fortalecendo os atores sociais e suas organizações com vistas à sustentabilidade.

Uma inteligente política de desenvolvimento local constitui uma estratégia consistente e não só assistencial diante do problema da falta de oportunidades de emprego. O Desenvolvimento Local é uma estratégia pró-ativa de combate à pobreza e redução das desigualdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário