quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012



Histórico de Chapada Gaúcha

O município de Chapada Gaúcha , antiga Vila dos Gaúchos , teve seu início de povoamento no ano de 1976 , quando chegaram os primeiros moradores oriundos do Rio Grande do Sul , pelo projeto PADSA - Projeto de Assentamento Dirigido á Serra das Araras , que integrava os municípios de Formoso , Arinos , Januária e São Francisco . E o povoado de Vila dos Gaúchos , pertencia ao Distrito de Serra das Araras , que foi elevado a distrito em 17 de Setembro de 1917 , pertencendo ao município de São Francisco e que cultua a Romaria a Santo Antônio há aproximadamente  200 anos.
A Vila dos Gaúchos através da Lei nº 1523 de 19 de Dezembro de 1994 foi elevada  a Distrito de Chapada Gaúcha , e instalado em 28 de Janeiro de 1995 tendo seu território desmembrado do Distrito remanescente de Serra das Araras . Neste mesmo ano , começou o processo de emancipação do novo distrito . E no mesmo ano , foi elevado a município através da Lei 12.030 de 21 de Dezembro de 1995 , juntamente com o Distrito de Serra das Araras , em 1996  aconteceu a primeira eleição municipal e em 1º Janeiro de 1997 instalou - se o município , e em 1999 foi incorporado ao município uma parte do território de Januária .
A partir da promulgação da Lei Orgânica , que ocorreu em 07 de Novembro de 1997 , estabeleceu - se 25 de Julho para se comemorar  o dia do motorista , devido ao município ser essencialmente agrícola .
Em 2012 o município  comemora o seu 17º aniversário , o povo de Chapada Gaúcha , tem orgulho de ser um dos municípios que mais cresce no Estado de Minas Gerais (senso IBGE 2010 ) 10.792 habitantes e de ser o maior produtor de sementes de capim do país , de ter o maior Parque Nacional da região do Cerrado (Grande Sertão Veredas), de realizar a maior festa religiosa  do interior de Minas (Festa de Santo Antônio de Serra das Araras) e de ser sede da maior festa do Grande Sertão (Encontro dos Povos) .
Diante tudo isso , convidamos você e sua família para visitar a nossa cidade e também a investir em nosso município ,com certeza você ira se encantar com nossas belezas naturais , com nosso clima agradável e nossas terras  férteis e produtivas . Venha , estamos de braços abertos para te acolher !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário