segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Desenvolvimento da Cidadania através da Educação




A prática do desenvolvimento da CIDADANIA , a prática reflexiva , o aprender a ser , aprender a conviver , aprender a conhecer e aprender a fazer.

. Aprender a conhecer : Prazer de compreender , descobrir , construir e reconstruir o conhecimento , a curiosidade , a autonomia , a atenção . Inútil tentar conhecer tudo.


. Aprender a fazer : É indissociável do aprender a conhecer . A substituição de certas atividades humanas por máquinas acentuou o caráter cognitivo do fazer . Saber trabalhar coletivamente , ter iniciativa , gostar do risco , ter intuição , saber comunicar-se , saber resolver conflitos e ter estabilidade emocional.

. Aprender a conviver : Compreender o outro,desenvolver a percepção da interdependência , da não - violência , administrar conflitos . Descobrir o outro , participar em projetos comuns e ter prazer no esforço comum .

. Aprender a ser : Desenvolvimento integral da pessoa ; inteligência, sensibilidade , sentido ético e estético , responsabilidade , pensamento autônomo e crítico , imaginação , criatividade e iniciativa .

Um comentário:

  1. Se todos seguissem estas normas, quem sabe teríamos um mundo com pessoas mais educadas e sem violência.

    ResponderExcluir