quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cavalete irregular vira obra de arte em BH




As intervenções para transformar a poluição visual em protesto artístico fizeram sucesso na rede



Um dos meios de propaganda eleitoral mais rejeitados pela população são os cavaletes. Todos os dias chegam denúncias contra esse tipo de campanha na Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral. Desde o início da disputa já foram recolhidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) 820 instalados em locais irregulares na capital mineira. Mesmo assim os candidatos insistem em colocar cavaletes nas ruas, muitas vezes nas praças, jardins e na passagens de pedestre. Foi contra esse tipo de campanha que polui a cidade que surgiu nas redes sociais o Cavalete Parade. A proposta inicial do diretor de arte Victor Britto, de 24 anos, e do ilustrador Marco Furtado, 28, era transformar cavaletes irregulares em obras de arte e expô-las na Avenida Paulista, em São Paulo, onde os dois moram. Mas a ideia teve tantos adeptos nas redes sociais que acabou virando um movimento nacional. No sábado, em pelo menos 21 cidades do Brasil, estão previstas exposições das intervenções feitas nos cavaletes.

“São Paulo foi inundada pelos cavaletes. Eles estão em todo o lugar, principalmente nos jardins e passagens de pedrestres. Incomodados com isso resolvemos juntar alguns amigos para transformar esses cavaletes irregulares em obras de arte. Criamos uma página no Facebook convidando as pessoas e no mesmo dia já tinha 300 adeptos. No dia seguinte já eram 6 mil pessoas interessadas em participar”, conta. No final da tarde de ontem, 16,8 mil cur Atualmente, segundo ele, além de São Paulo, já estão previstos eventos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campinas, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Recife. Todos estão marcados para sábado a partir das 13h. Na capital mineira a exposição será na Praça da Estação.

Propaganda contrária “Outras cidades também aderiram ao projeto e estão organizando sozinhas seu próprios eventos”, conta Victor, que diz ter ficado impressionado com a rejeição do cidadão por esse tipo de campanha. Mas os candidatos, na avaliação de Victor, ainda não atentaram para o fato de que no lugar de angariar votos os cavaletes influenciam de maneira negativa o eleitor. Para ele, quem adota esse tipo de campanha tão arcaica não pode ser um gestor ou legislador criativo e consciente.
Na página do Cavalete Parade são dadas algumas instruções para quem quer participar do evento. A principal delas é retirar da rua apenas cavaletes em situação irregular. “É importante deixar claro que os cavaletes "pegos" foram aqueles que infringiram a lei, atrapalharam o ir e vir das pessoas, ou que estavam comprometendo a segurança delas, num espaço que é propriedade de todos, o público”, adverte a página do Cavalete Parade no Facebook.

Proibição

Em Uberlândia, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral declararam guerra aos cavaletes irregulares. Os cinco juízes eleitorais proibiram a colocação de cavaletes e placas em rotatórias e ilhas das vias públicas da cidade. A decisão determina ainda que os cavaletes sejam colocados a pelo menos 20 metros de distância dos cruzamentos e esquinas e autoriza agentes de trânsito e policiais militares a recolher todos os cavaletes e placas que infringirem a determinação.
  
O que diz a lei
 De acordo com o artigo 37 da Lei 9.504, a Lei Eleitoral, os cavaletes só podem ser instalados nas vias públicas entre às 6h e às 22h; não podem atrapalhar o trânsito de pessoas e carros; não podem ser instalados em praças e jardins públicos; e não podem ficar presos a postes de sinalização e árvores. 

Fonte: http://bit.ly/RY2Bc7

Nenhum comentário:

Postar um comentário