quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novembro Azul contra o Câncer de Próstata



Imagem: Reprodução.
Mariana Pereira
Depois do Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, vem aí o Novembro Azul, para alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos. Em Joinville, algumas empresas, como a Ciser, já aderiram à campanha e prometem incentivar os funcionários a realizar o preventivo.

Durante todo o mês, serão distribuídos folderes educativos e mensagens por meio das redes sociais e cartazes. No dia 17, data mundial de combate ao câncer de próstata, a fachada da Ciser irá receber uma iluminação azul. A campanha teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).

Para o urologista Jean Guterres, do Hospital Municipal São José, a iniciativa é extremamente importante, considerando o aumento da incidência de casos de câncer de próstata no Brasil. 

— Segundo informações do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 62 mil novos casos sejam registrados no País em 2013. No ano passado, foram 54 mil casos —, afirma. 

— Isso significa que um em cada seis homens com mais de 50 anos desenvolve o câncer de próstata, que entre os homens está entre os tipos de tumores mais comuns —, ressalta o especialista, que ainda lembra que quem tem histórico familiar deve começar a fazer o preventivo aos 40 anos.

De acordo com o urologista, a recomendação é de que todos os homens acima de 50 anos façam o exame preventivo uma vez por ano. 

— Mas, infelizmente, por causa do machismo e do preconceito, ainda é muito pequena a parcela de homens que fazem o exame regularmente —, diz o médico. 

A boa notícia, segundo ele, é que o número vem aumentando, graças a importantes aliadas: as mulheres. Ele conta que muitos pacientes vão ao consultório levados pela esposa.

Mudanças de hábitos

O câncer de próstata é responsável pela segunda causa de morte por câncer entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Por isso, o urologista Jean Guterres aconselha que os homens a procurem um médico regularmente, a partir dos 40 anos. E não devem ficar com medo do exame de toque retal, já que ele complementa o exame de sangue PSA (antígeno prostático).

Também é importante cuidar da saúde cada vez mais cedo, com pequenas mudanças de hábitos. Se a pessoa conseguir ter alimentos de quatro cores diferentes no prato, consegue garantir as vitaminas necessárias e evitar problemas de saúde.

O oncologista Francisco Wisintainer acrescenta que sintomas como dificuldade e ardência para urinar e até sangue na urina devem servir de alerta para a procura de um médico. 

— Para o tratamento, há a opção de remoção cirúrgica, radioterapia e hormônioterapia —, exemplifica o oncologista.

PDF: MITOS E VERDADES

Fonte: http://goo.gl/ddOWP

Nenhum comentário:

Postar um comentário