terça-feira, 26 de julho de 2016

Encontro dos Povos, um grande sucesso!

XV ENCONTRO DOS POVOS DO GRANDE SERTÃO VEREDAS
- 15 ANOS DE HISTÓRIA -
CULTURA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
CAMINHANDO JUNTOS

A realização do XV Encontro dos Povos Grande Sertão Veredas, em 2016, evento que acontece anualmente na Chapada Gaúcha, município do norte mineiro, consolida-o como uma das mais importantes festas do gênero que acontece no sertão de Minas Gerais.

A proposta é unir a valorização cultural das comunidades tradicionais da região com a conservação do patrimônio natural representado pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas, proporcionando o fortalecimento da identidadeculturaledosloscomunitários, atrocadeexperiências e a geração de emprego e renda a partir da manutenção do cerrado em pé, na busca pelo desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

O primeiro Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas aconteceu em 2002, a partir de proposta apresentada pela Fundação Pró-Natureza - FUNATURA para a comunidade e o governo municipal, tendo vários parceiros como apoiadores. A Comunidade Chapadense se apropriou da ideia e trabalhou para que o Encontro passasse a ser um evento reconhecido oficialmente no calendário anual do município.

Desde a sua primeira edição, o Encontro vem proporcionando, dentre outras atividades, a discussão de temas relevantes para a sociedade, dentre os quais, destacam-se: a questão cultural e a questão ambiental sendo trabalhadas de forma integrada; o turismo sustentável; os 50 anos do romance Grande Sertão Veredas; a valorização do patrimônio cultural e a geração de renda; os 100 anos de nascimento de João Guimarães Rosa; os 20 anos do Parque Nacional Grande Sertão Veredas - valorizando o patrimônio cultural e natural do sertão; o patrimônio material e imaterial; As unidades de conservação e as comunidades tradicionais; Cerrado: caminho das águas; Veredas Vivas: Memórias Vivas; Cultura, Meio Ambientee Sustentabilidade Caminhando Juntos.

A partir da sua V Edição o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas deixou a categoria de abrangência municipal e passou a fazer parte do calendário das comunidades da região, abrangendo os municípios pertencentes ao Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, conjunto de áreas protegidas existentes na região, passando a ser considerado de interesse público regional.

As escolas municipais e estaduais e as comunidades locaistem participação relevante na organização e realização do evento, com trabalhos de exposição, resgate e valorização da cultura tradicional do Sertão. Para a Comissão de Organização do Encontro, sem a efetiva participação das escolas e dos povos residentes nas comunidades tradicionais, dificilmente o Encontro dos Povos teria alcançado o sucesso que é hoje, com a realização da 15ª edição. Não se trata de uma festa profana, nem uma Romaria,o Encontro dos Povos foi idealizado para valorizar o patrimônio imaterial e material de uma região riquíssima culturalmente.

É importante ressaltar que nestes 15anos de Encontro sãonotáveisos resultados alcançados, em especial quanto ao resgate e à valorização de tradições culturais,a exemplo de grupos culturais que se apresentam com forte participação de crianças, jovens e idosos, sendo alguns grupos com a participação unicamente de crianças,como o grupo mirim de São Gonçalo,uma das danças tradicionais mais ricas da cultura religiosa de nosso País.

Neste ano de 2016, o XV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas teve como tema “Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade Caminhando Juntos”. Nas mesas redondas foram discutidos temas de interesse para a definição de politicas públicas para o território, como “Agronegócio e Sustentabilidade”, “Agricultura Familiar e Agroecologia” e “Cultura e Turismo de Base Comunitária”. O evento contou com a participação de cerca de 3.000 pessoas, entre representantes de comunidades tradicionais do município de Chapada Gaúcha e entorno e visitantes oriundos de outras regiões e estados. Houve uma ampla programação que contou, além das mesas redondas, com apresentações culturais, oficinas, feira de produtos e artesanatos do cerrado.

É importante ressaltar que nestes 15 anos, o Encontro sempre contou com o imprescindível apoio de parceiros e patrocinadores, dentre os quais destacam-se os patrocinadores a Fundação Banco do Brasil e o SEBRAE. Neste ano de 2016, além destes dois parceiros e, por meio de edital público, o Encontro contou, também, com o patrocínio do Governo de Minas Gerais através da CEMIG.

“Meu agradecimento a todos os membros da comissão organizadora, em especial aos parceiros Cesar Victor e Ernane da Funatura, as meninas do Rosa as gemias Diana e Daiana sempre dispostas a ajudar, ao presidente Fabio Toledo companheiro pra toda obra, a minha equipe provisória (Deise Toledo, Cardoso Menezes, Claudineia, Cesar, Raiane, Josué, Nice), aos colaboradores Gercino, Wanderson (Batatinha), Edvan, o meu muito obrigado a equipe da prefeitura que colocou verdadeiramente a mão na massa pra a construção do espaço, vcs foram espetacular. Agradeço ainda a todos os grupos culturais que apresentaram no XV- Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, aos voluntários o meu respeito e gratidão. Por fim, chego à conclusão que quero viver mais quinze anos para ser contemplada com tamanha riqueza, chamado efeito encontro”. Nossos apoiadores: SICOOB CredChapada, Auto – Posto Sertão, COOAPI, Coopsertão Veredas, Instituto Rosa e Serão, Escola Estadual Moacir Candido, Café Dona Iris, Rede Municipal de Ensino, Radio Sertão FM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário