terça-feira, 6 de março de 2012

Cuidado com o escorpião !!!





      
Os escorpiões são pouco agressivos e têm hábitos noturnos. Encontram-se em pilhas de madeira, cercas, sob pedras, cupinzeiros e adaptam-se bem ao ambiente doméstico. Como medidas preventivas deve-se evitar o amontoamento de sapatos, roupas e utensílios domésticos, sacudir e examinar antes de usar esses objetos; manter berços e camas afastados da parede, evitar o acúmulo de ferro velho, telhas e tijolos perto de residências, além de limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas.
A pessoa picada por um escorpião pode sentir dor intensa, náuseas, vômitos, salivação, tremores e até convulsão. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações cardíacas, de pressão arterial, insuficiência respiratória e choque. O tratamento consiste na aplicação de soro específico, se necessário, e medidas paliativas para redução da dor.
Os escorpiões de importância médica no Brasil pertencem ao gênero Tityus, que é o mais rico em espécies, representando cerca de 60% da fauna escorpiônica tropical. As principais espécies são: Tityus serrulatus, responsável por acidentes de maior gravidade, Tityus bahiensis e Tityus stigmurus. O Tityus cambridgei (escorpião preto) é a espécie mais freqüente na Amazônia Ocidental (Pará e Marajó), embora quase não haja registro de acidentes. As diversas espécies do gênero Tityus apresentam um tamanho de cerca de 6 a 7cm, sendo o Tityus cambridgei um pouco maior.
Também chamado escorpião amarelo, o Tityus serrulatus pode atingir até sete centímetros de comprimento. Apresenta o tronco escuro, patas, pedipalpos e cauda amarelos sendo esta serrilhada no lado dorsal. Considerado o mais venenoso da América do Sul, é o escorpião causador de acidentes graves, principalmente no Estado de Minas Gerais, mas também ocorre na região da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário