quarta-feira, 7 de março de 2012

A sociedade e o meio ambiente




Nós com nosso egoísmo, nossa ambição desenfreada, nosso consumismo sem limite, na busca constante de suprirmos nossos desejos econômico, buscando sempre viver de aparência e isto fazendo às custas de derrubadas de árvores, queimadas, extinção de espécies, poluição do ar, do solo e da água, não importando ao menos se todo este descaso com o planeta vai valer mesmo a pena, pois para que todo este lucro, esta aparência de ser o melhor, de ter a melhor casa e o melhor carro a melhor conta bancária, sendo que não terá como aproveitar, já que o planeta já reclama e está a beira de um colapso total. E para que tanto se gerações futuras também não aproveitará esta fortuna.
Este descaso já vem de longe, o meio ambiente está sofrendo profundas alterações, às vezes são rastro de destruição jamais recuperados, ou seja perdidas, pondo em perigo a sua própria existência, pois através desta destruição é que pode esta algum tipo de cura jamais conhecidos.
O ritmo consumista está trazendo problemas seríssimos, insustentáveis, não se pode nem medir o valor da perda só assistindo o planeta responder de forma dramática.
Os cenários como shoppings, arranhas-céus, indústrias, são considerados normais, os valores relacionados com a natureza não tem valor, na verdade é tratada como empecilho ao progresso.
Estas construções levam a várias complicações, pois muitas delas são feitas sem medir o impacto que podem causar. Ruas, quando chove, ficam inundadas. Carros parece que têm mais que gente, um trânsito louco, poluição constante.
Os recursos ecológicos são elementos do meio ambiente necessários à vida, mas são tratados com desprezo e muito abuso. Os alimentos fornecidos pelas plantas e animais, água e ar são muito importantes à sobrevivência de qualquer ser vivo. Já o aço e petróleo, por quê tanto apreço?
É freqüente o prejuízo ambiental, por causa deste descaso, não havendo fronteiras que impeçam os poluentes de cruzarem, afetando todo tipo de vida.
Cada componente do meio ambiente mantém uma relação com os demais elementos. Assim, o clima, o relevo, os rios, a vegetação, os solos e os demais seres vivos interagem entre si, e qualquer mudança em apenas um desses componentes afetará o conjunto do todo, podendo ser adversas à própria vida.
Hoje a vida tornou mais justa para as mulheres e mais injusta para a natureza, mas da mesma forma que elas lutaram e lutam por um tratamento mais digno, a natureza também vem reclamando e respondendo as agressões sofridas, através de várias manifestações, ocasionado por causa da poluição que o homem produz. Talvez você, ele, eu ainda não tenhamos nos conscientizados de verdade do que estamos provocando, da força da natureza. Preocupações com o meio ambiente devem ser vista com mais seriedade, através de vários segmentos seja social, político e econômico, soluções devem ser aplicadas.
O aumento populacional sem controle também é um fator de risco ao meio ambiente, de grande importância. Crescimento drástico, pois onde encontrar espaço num contexto finito, ocorrendo assim o aumento da pobreza, desemprego, pressionando ainda mais os recursos ambientais. A pobreza polui o meio ambiente, pois para sobreviverem muitas vezes destróem seu próprio meio ambiente. Com a pobreza surge moradias irregulares, baixa escolaridade, desigualdade, falta de saneamento, ficando as pessoas pobres reféns do assistencialismo e de políticos corruptos. E pobreza, com certeza, atrai mas pobreza.
A falta de qualificação profissional e a falta de oportunidade no mercado de trabalho em alguns casos levam à criminalidade, através da depredação do patrimônio público pelo furto de fios de telecomunicações/energia, tampas de bueiros, sistemas eletrônicos de telefonia, mascarando a reciclagem que é encarada de maneira distorcida como uma forma fácil e ilegal de ganhar dinheiro e sem a preocupação com o meio ambiente. Em outros casos ela é benéfica através da coleta seletiva de latinhas de alumínios, garrafas PET, papelão, papel e outros produtos, pois para as populações mais pobres a reciclagem só é valida quando se vê o lucro e para os ricos só é válida devido ao seu consumismo exagerado.
Mesmo que conseguíssemos um controle na conservação do meio ambiente, o aumento da população neutraliza os avanços obtidos, pois são mais pessoas dependendo dos recursos do planeta, causando um desequilíbrio e isto é notável e onde necessita com urgência de uma política adequada para resolver este problema.
Ricos e pobres devem se unir numa conscientização para proteção dos recursos naturais. Além de leis, a atuação dos governos, é necessário que a sociedade como toda se torne agente ativo participante na preservação do ambiente de maneira a recuperar,proteger e manter o planeta saudável, para nossa própria sobrevivência.
A responsabilidade é para com a coletividade e se cada cidadão valorizar comportamentos ecologicamente conscientes, todos terão um ambiente saudável,equilibrado,com igualdade entre gerações presentes e futuras,pois se você usa hoje,porque os que ainda estão por vim não usará desse meio rico também.Individualmente ou coletivamente o importante é cada um fazer a sua parte, respeitando sempre o meio ambiente.
Com um desenvolvimento sustentável satisfaz o presente sem comprometer o futuro. Solução para o mal uso devem ser tomadas sempre numa manutenção constante visando o bem estar de todos .O homem vive numa interação com o meio ambiente e sempre vai necessitar dele, então é dever dele respeitá-lo,e preservá-lo.

A natureza é rica e bela e porque não cuidar dela?

Manter, restaurar e melhorar é responsabilidade humana para sua própria liberdade de viver uma vida saudável e segura.
A educação ambiental nos trouxe uma nova visão, uma nova ética para desenvolver uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que são associados ao conhecimento, habilidade, atitude, e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para problemas existentes e para a prevenção de novos.
Transformar o homem em um ser altruísta, não mais egoísta é a solução para um desenvolvimento voltado a proteção de todos os seres existentes e para os que ainda tem o direito de existir, e estes estarão recebendo uma nova maneira de agir não mais antropocêntrica.

Fonte: CENED - Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário